Como o Coaching te Pode Ajudar a Mudar de Vida


Coaching. Um conceito que me era desconhecido há um ano. Provavelmente para muitos dos que lêem é ainda uma incógnita. É normal. No nosso país é ainda muito recente tendo surgido provavelmente há pouco mais de cinco anos. 

O coaching apareceu na minha vida justamente há meses atrás, num momento de grande desânimo e confusão mental. Estava insatisfeita com o meu trabalho e um bocado sem saber o que fazer da vida. Em inúmeras pesquisas procurando maneira de me ajudar a saber o que fazer e a não me sentir tão mal (pesquisas essas que passaram pela terapia intensiva, o internamento ou mesmo "ir à bruxa", tal era o meu desespero), encontrei o coaching.

Uma vez que andava também à procura de uma possível mudança de área profissional, decidi fazer a Certificação Internacional em Coaching, que me permitia obter conhecimento numa área do comportamento humano que me agrada imenso e que poderia usar como profissão, ao mesmo tempo que me ajudava a mim própria aplicando, tanto durante o curso como posteriormente, os conhecimentos adquiridos em mim própria. E não me arrependo nada desta decisão. Foi um dos factores que me permitiu estar hoje no caminho certo para fazer o que quero, focada em objectivos e com um plano para os atingir e me sinta bem melhor (recorrer ao internamento já não é uma das hipóteses).


Mas afinal o que é o Coaching?

O Coaching não é uma terapia. Não faz consultoria. Não é aconselhamento. Não ensina e diz o que fazer. Não é espiritual. Nem tampouco permite invocar a Princesa Diana. O Coaching é uma disciplina prática e pragmática. Orientada totalmente para a acção que ajuda a pessoa a saber onde está e para onde quer ir. Permite-lhe descobrir, a partir daí, como chegar ao seu destino.

O Coaching, praticado pelo Coach, ajuda a pessoa a mudar na forma que ela quer. O Coach é um facilitador que ajuda o seu cliente a caminhar na direcção em que este quer ir. Exactamente como a origem inglesa da palavra que significa carruagem (em francês coche e em húngaro kocsi, derivado do nome da cidade húngara Kócs onde a palavra foi usada pela primeira vez para designar "carruagem de quatro rodas".), o Coach ajuda a transportar e apoia a pessoa em todo o processo de tornar-se quem ela quer ser, a ser o melhor que pode e a atingir o que deseja.

O Coaching como é praticado hoje tem uma origem bastante recente ainda. No entanto podemos encontrar a essência do Coaching há dois mil anos atrás, remetendo à filosofia grega e ao método utilizado por Sócrates - a Maiêutica. A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a Luz" (parto) intelectual - a procura da verdade no interior do Homem. Esta consistia em realizar perguntas para que a pessoa se fosse questionando e duvidasse do seu próprio conhecimento a respeito de dada questão para que pudesse aceder de forma autónoma a um verdadeiro auto-conhecimento.

Bastante mais tarde, o Coaching começa por ser associado ao desporto. Todos os atletas de alta competição tinham um coach, um treinador. Nos últimos anos o coaching passou a ser aplicado a outras áreas e é comum ter um coach para nos ajudar a atingir metas e conseguir bons resultados quer profissionais quer pessoais. 

Esta aplicação do coaching a outras áreas da vida que não apenas o desporto tem a origem no livro de Timothy Gallwey, The Inner Game of Tennis, publicado nos anos 70. Gallwey era um treinador profissional de ténis mas neste livro aplicou os conceitos de coaching desportivo de forma mais abrangente, tornando-os mundialmente relevantes. Mantendo o propósito do coaching desportivo que é o de ajudar as pessoas a atingir o seu melhor desempenho de uma forma não crítica, Timothy Gallwey introduz, neste e noutros livros, o conceito de jogo interno. Neste jogo os oponentes não são os outros competidores mas antes as nossas próprias fraquezas e limitações. Este jogo interno é jogado para vencer os hábitos mentais que temos e  que nos impedem de actuarmos com o nosso melhor desempenho. 

O coaching é, então, uma parceria entre coach e cliente (coachee) em que o coach ajuda o cliente e incentiva-o a que ele atinja o seu melhor e produza os resultados que quer na vida profissional ou pessoal. O coach facilita e assegura-se de que o cliente aprende, dá o melhor de si e desenvolve-se da maneira que deseja. E para isto o coach não precisa de ser conhecedor ou expert no campo de trabalho do cliente. Ninguém sabe melhor da sua vida que o cliente e é muitas vezes melhor o coach não ser conhecedor da área em questão, pois permite evitar influência inconsciente.


Os benefícios do Coaching

- O Coaching leva à tomada de consciência;
- Liberta o teu potencial para que possas maximizar o teu desempenho;
- Potencializa escolhas e leva à mudança;
- O Coaching mais do que ensinar, leva-te a aprender;
- Conduz ao êxito;
- Conduz à autonomia;
- Tornas-te mais produtivo e atinges um melhor desempenho em tudo em que fazes;
- Adquires mais auto-confiança;
- Adquires clareza quando aos teus objectivos, metas e valores e segues em frente em direcção aos objectivos, derrubando metas e vivendo mais consciente de acordo com os teus valores;
- Aprendes mais sobre ti e como vencer os bloqueios interiores;
- Os teus relacionamentos melhoram;
- Melhoras a tua qualidade de vida;
- A tua vida torna-se mais equilibrada;
- Adquires mais flexibilidade mental;
- Ao discutir assuntos importantes recebes estímulo intelectual;
- Tornas-te mais criativo;
- Tornas-te mais auto-analítico e consciente das tuas atitudes;
- Transformas-te sempre mais na pessoa que queres ser;
- Ao conseguires mostrar o teu potencial transformas-te num modelo para os outros;
- Melhoras as tuas perspectivas a longo prazo.


É claro que o Coaching é um Processo e estas mudanças e aquisições não se materializam da noite para o dia, como eu posso comprovar. Podemos ter insights valiosos de repente mas não devemos esperar uma "cura" milagrosa. O caminho do auto-conhecimento leva o seu tempo e acredito que nunca acaba. É um facto de que estamos sempre a aprender e todos os dias nos surpreendemos connosco e nos conhecemos um pouco mais. Mas é certo que se nota a diferença logo após uma primeira sessão de Coaching. E claro que só assim é se te comprometeres com o processo de mudança e quereres mesmo atingir todo o teu potencial. Mas isso é o que todos queremos, não é verdade? Viver a meio gás não me parece opção.


Os vários tipos de Coaching

Coaching de Vida/Life Coaching - o Coaching de Vida não se resume à vida pessoal do cliente. O Coaching de Negócios pode começar por abordar a vida pessoal. E o Coaching de Vida pode e abordará a vida profissional pois é uma área integrante e muito importante da vida do cliente. 

Coaching de Carreira – O Coaching de Carreira ajuda as pessoas a descobrirem o que querem fazer da vida e a desenvolver uma estratégia para o alcançarem.

Coaching de Negócios/Business Coaching - O Coaching de Negócios lida com questões relacionadas com o trabalho e com desempenho no trabalho. Pode ser feito internamente por gestores da empresa aos seus colaboradores ou externamente por um coach profissional. É aconselhável ser feito por um coach externo. 

Coaching Executivo - Coaching para os altos gestores de forma a melhorar capacidades de tomada de decisão e de liderança. 

Coaching de Família/Family Coaching – O Coaching de Família destina-se a abordar questões de parentalidade. Permite descobrir soluções e estratégias para os pequenos e grandes desafios com que os pais se deparam hoje em dia.

Coaching Desportivo – O Coaching desportivo desenvolve atletas para atingirem um elevado desempenho na sua actividade. Pode ser praticado por um antigo profissional de sucesso na modalidade ou não. Os melhores atletas nem sempre se transformam nos melhores coaches. São habilidades diferentes.


Os 9 Pressupostos do Coaching

1.   Não existe fracasso, apenas feedback. O fracasso e o erro são apenas julgamentos sobre os resultados num curto prazo. Se ainda não atingiste as tuas metas isto apenas significa que não atingiste as tuas metas ainda.

2.   Se queres perceber, faz. Já diz o ditado popular, o “aprender está no fazer”.

3.   Todos nós temos os recursos de que precisamos ou então podemos criá-los. Não existem pessoas sem recursos, apenas estados mentais sem recursos. Os nossos conhecimentos mais profundos ainda estão para ser descobertos.

4.   Todo o comportamento tem um propósito. As nossas acções nunca são por acaso. Estamos sempre a tentar atingir algo, mesmo que não saibamos ainda o que é.

5.   Ter uma escolha é melhor do que não ter nenhuma.
 
6.   Estás a fazer o melhor que podes e sabes neste momento. E podes sempre fazer melhor porque podes saber sempre mais.

7.  Tu crias a tua própria realidade. Normalmente agimos como se os mapas mentais que criamos fossem a realidade. Mas são esses mapas mentais que limitam o nosso potencial, mais que qualquer dificuldade do mundo externo.

8.   O coaching é uma parceria sinérgica e um bem imparcial. Se pensas que 1+1 é igual a 2 é porque te esqueceste do poder do “e”.

9.   Tu tens todas as respostas. O coach apenas tem as perguntas.



O Coaching é então um processo que te permite explorar o presente e projectar o futuro. Se te sentes confuso, insatisfeito com a tua vida actual, profissionalmente e não só, o Coaching é uma ferramenta que te pode e ajudará de certeza numa jornada de MUDAR DE VIDA. Explorar o presente permite-te questionar, clarificar, desafiar, reconhecer a tua situação externa e interna. Com confiança em ti e no coach que te acompanha  consegues projectar o teu futuro definindo objectivos, metas, vivenciando os teus valores e mudando crenças. Permite-te dar pequenos e grandes passos planeados e sustentados em direcção ao teu EU potencial. Sem olhar para trás, presente no agora mas sempre com os olhos no horizonte desejado lá à frente.


Qual a tua opinião sobre o Coaching? Consideras útil o apoio de um coach num processo de mudança ou até no simples dia-a-dia exigente de hoje?

1 comentários:

Anónimo disse...

Eu nem quero ouvir falar em coaching. Ao fim de 10 anos de namoro e um casamento marcado, o meu noivo foi para o estrangeiro fazer uma formação, onde também fez uma sessão de coaching. Resultado: terminou o casamento por telefone! Desculpa: a sessão de coaching fez-me perceber que afinal não era isto que eu queria!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
MUDAR DE VIDA by Ana Teresa Silvestre is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.