13 Perguntas Poderosas que Te Ajudam a Descobrir o que Realmente Gostas de Fazer


O que é que eu realmente gosto de fazer?

Esta foi uma pergunta que eu me cansei de fazer a mim mesma vezes e vezes sem conta. Parece que não foi assim tão estafante, porque ainda hoje continuo a fazê-la. Já não tão frequentemente, mas acho que é sempre bom continuar a perguntar-me isto, nem que seja para verificar se realmente estou a fazer o que deveria estar a fazer, ou seja, aquilo de que gosto. É que às vezes desvio-me do caminho. Acontece. Mas há que lutar para voltar ao trilho certo.

Aparentemente até parece uma pergunta simples, não é? A pergunta até pode ser, mas a resposta nem sempre. 

Com o passar do tempo, ao crescermos, tornarmo-nos adultos, ao começar a trabalhar, a ter responsabilidades, por vezes vamos seguindo uma via ou que nos é confortável, necessária ou até imposta. Às páginas tantas damos por nós enfiados numa vida que nunca imaginámos que seria a nossa. Pelo menos não enquanto miúdos que sonhavam ser astronautas e aventureiros, que sonhavam sem preconceitos com a vida ideal para eles.

Acredito que há muitas pessoas que acham que o trabalho não é suposto ser divertido nem agradável, certo? Por isso é que se chama trabalho, dizem muitos. Pois...mas caramba, se assim for, estamos condenados a uma vida bem chata e de sacrifício. Quem disse que a vida tem que ser assim? Eu digo que não tem! E vocês só têm é que acreditar em mim. 

Se deixares de lado a crença de que o trabalho tem que ser um pesado fardo a suportar vais descobrir aquilo em que acredito: que não só é possível ter paixão pelo trabalho que fazemos, como é muito mais fácil ganhar a vida desta forma. 

Mas primeiro, tens que descobrir o que realmente te entusiasma e excita (é só de trabalho que estamos aqui a falar, ok?). 

Muita vezes há imensas oportunidades de fazer o que gostamos mesmo debaixo do nariz, mas nós é que não reparamos nelas. Às vezes isto acontece porque não acreditamos que podemos mesmo fazer vida daquilo. Ou porque é algo tão natural para nós que nem nos apercebemos do fascinante que é.

O que acontece é que a maioria das pessoas nem sequer se permitiu a ter tempo suficiente para pensar sobre o que as apaixona. É verdade que há coisas mais prioritárias como levar o cão à rua, lavar a louça ou esparramar no sofá a ver televisão. Eu compreendo. 

No entanto, se queres e tens esperança em descobrir o que gostas realmente de fazer, então tens de despender um bocadinho mais de tempo a pensar sobre isso. 

O que precisas de fazer é isto: pega num folha ou abre uma página de texto no teu computador e responde às 13 Perguntas Poderosas, contudo simples, aqui a seguir (e sem superstições - o 13 para mim é um número de sorte):

1. O que é que dás por ti muitas vezes a pesquisar durante horas no Google?
2. Há algum tópico que te entusiasma só de pensar nele?
3. Por que assunto é que tens um vício em aprender sempre mais?
4. Sobre que assunto dás por ti a ser capaz de falar e/ou fazer durante horas até ao ponto de perderes noção das horas?
5. Como é que costumavas brincar em criança? Que brinquedos ou brincadeiras escolhias?
6. Quando entras numa livraria, a que secção é que te diriges mais naturalmente?
7. O que é que farias mesmo que não fosses pago para o fazer?
8. Que dons ou habilidades é que tens que gostarias de tornar acessíveis aos outros?
9. Qual foi o período ou tempo na tua vida em que te sentiste mais criativo?
10. O que é incrivelmente fácil para ti?
11. O que é que farias se fosses pago simplesmente para existir?
12. Que lições é que usualmente ensinas aos outros por força se seres quem és?
13. O que costumam elogiar em ti?

Estas perguntas irão ficar a trabalhar no teu subconsciente. O importante é que respondas a cada pergunta sem pensar muito. Deixa-te escrever tudo aquilo que te vier à cabeça, sem censuras. Podes sempre cortar as afirmações ridículas depois, para além de que isto é para ti, não é nenhuma tese para o mundo.  

É também muito importante que escrevas mesmo. Escrever as coisas permite-te fazer ligações que nunca antes tinhas feito, uma vez que as estás a ver escritas no papel. Também faz com que o teu cérebro se "liberte" das ideias e preocupações para dar espaço a outros pensamentos.

E agora, o que concluis? Que padrões apareceram com as tuas respostas?

7 comentários:

Tio disse...

Ora boas..

Acho que este mini-questionário não funciona lá muito bem.. pelo menos no meu caso...tenho 2 grandes paixões.. uma é a programação ( sim sou geek ), e outra é o Aeromodelismo ( que agora anda um pouco parado por causa da programação ) o que acontece, é que o questionário fica completamente dividido entre estas duas.. numas perguntas vai tudo para a programação, noutras vai tudo para o aeromodelismo, por exemplo pergunta 6, directo logo à secção de programação nem paro em mais lado nenhum, no entanto no ponto 7, esquece lá isso ficava o resto da vida a gastar baterias no heli..

Ou seja conclui exactamente aquilo que eu já sabia... que o meu ganha pão será sempre a programação ( a não ser que eu me chateia com isto algum dia ) que eu adoro.. mas se pudesse não fazia outra coisa se não voar helis o dia inteiro..

Cumps

Anita Silvestre disse...

Olá Tio!

Muito obrigada pelo teu comentário.

Eu acho que o teu resultado foi completamente normal. Não era suposto definires apenas uma paixão. Ninguém terá apenas uma paixão. Todos gostamos de muitas coisas e a ideia é podermos conseguir fazer tudo o que gostamos, e evitar ao máximo fazer coisas que nos aborrecem só porque sim. No teu caso trabalhas em programação mas também adoras o que fazes.

De facto, o teu comentário é muito pertinente (muito bem :) ) porque me ajudas a complementar o post. Entretanto achei uma pergunta que pode ajudar um pouco mais: O que gostarias de fazer no teu dia-a-dia, usando as tuas habilidades e interesses, que pudesse trazer algo de significante para as pessoas?

Por exemplo, uma das minhas paixões (que tenho várias) é ler, ver televisão, séries, filmes e tudo o mais. No ponto 7 é como tu, passava a vida inteira a ler todos os livros que queria e todos os filmes e séries que ando para ver e os novos que aparecessem (e uma vida não chegaria para tudo). É que ninguém me arrancava do sofá, podes crer.

No entanto é claro que há a questão de que temos que ganhar dinheiro. E que o trabalho, para mim, também deve ser algo através do qual possas contribuir para os outros. Então aí, juntando as minha habilidades e interesses cheguei à conclusão de criar este blog, fazer coaching e vir a fazer consultoria de imagem. Porque gosto disto tudo e porque posso ajudar as pessoas desta forma, que me agrada imenso.

No teu caso é óptimo saberes e teres consciência do que te apaixona. És um privilegiado por isso. E uma vez que disseste que não tens tido tempo para o aeromodelismo, trata-se provavelmente de alocares um tempinho na tua agenda para te dedicares também a isso para além da tua profissão, que também adoras.

Estas questões do post pretendem ajudar pessoas que nunca se dedicaram a pensar sobre isso sequer e que portanto nem sabem exactamente do que gostam e as apaixona e que por isso podem andar a desperdiçar tempo e energia em actividades que não lhes dão prazer nenhum. Até podem chegar à conclusão que podem ganhar a vida com um dos hobbies que mais gostam.

Obrigada mais uma vez pela participação Tio e continua a acompanhar o MUDAR DE VIDA.

Anónimo disse...

Eu abandonei tudo pela fotografia, estou feliz!

Anónimo disse...

Escrever ajuda a vislumbrar uma nova vida.

RaulAlves.
http://www.livrodigitalmudardevida.xpg.com.br/

Anónimo disse...

Boa tarde,

Desde já um muito obrigada por este blog, são respostas, ideias, possibilidades, mas contudo, não deixei de ficar confusa. Principalmente em responder a estas 13 perguntas, pois há tantas respostas possíveis... Enfim, interesso-me por tantas coisas,tenho tantos medos e receios, que não consigo concretizar. Eu gosto de moda, roupa, beleza, massagem, actualidade, aconselhamento, culinária, escrita, reciclagem a todos os níveis, ecologia, entre outros. E gostava muito de ter o meu próprio negócio, mas não sei como, nem por onde começar.

De qualquer forma, este blog reavivou o meu sonho em mudar de vida..

Patrícia Calhandro

Anita Silvestre disse...

Olá Patrícia!

Obrigada eu por passar por cá! :)
Não há uma resposta certa nem uma única resposta a estas perguntas - é normal ter-se vários interesses e será difícil escolher apenas uma opção de tantas que gosta. Eu percebo que gostasse e fosse mais fácil ter apenas uma resposta. Mas pelo menos assim tem várias opções e torna-se mais versátil enquanto profissional. Se gostava de ter o próprio negócio imagine, de entre todos os gostos que tem, alguma actividade em que se visse a actuar. E por que não alguma coisa que junte vários dos seus interesses? Os medos e receios vêm de não sabermos o que o futuro nos reserva e não saber os 'ses'. E só é possível saber mesmo a sério com base na experiência. Se puder experimentar fazer possíveis actividades de que goste era o que recomendaria. Mas como nem sempre é assim tão fácil, às vezes temos mesmo que arriscar. E se falharmos à primeira, não faz mal. Uma sugestão: por que não cria um blog onde escreve/faz vídeos sobre todos os assuntos por que se interessa? Pode ser uma óptima maneira de perceber aquilo de que gosta mais e há sempre boas oportunidades e surpresas que surgem quando damos um passo em frente e realmente passamos do querer ao fazer.

Força nesse seu processo de mudança de vida! ;)
Beijinhos

namasté disse...

estas 13 questões apenas confirmam aquilo que já sabemso sobre nós e que vimos a adiar durante a vida:)vamos ver se é desta.
Muito boa ideia este blog ( a minha grande paixão, é ajudar os outros ) por isso obrigada por não fazer de mim e de muitos os únicos:)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
MUDAR DE VIDA by Ana Teresa Silvestre is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.