Como Definir os Valores que Impulsionam a Concretização dos Teus Objectivos


O que é importante para ti?

Por detrás da resposta a esta pergunta estão os teus Valores.  Representam, justamente, o que mais valorizas na tua vida e orientam a tua acção. Valores são os nossos estados mentais e estão no centro de quem somos. Normalmente são expressos de forma abstracta: amor, família, honestidade, integridade, liberdade, diversão, saúde, etc.

Os valores representam também escolhas. Quando decidimos fazer algo, estamos a realizar uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então certos motivos para justificar as nossas decisões - os valores. 


O que são os Valores

Podemos definir os valores como os critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas. Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas acções, tornando-as preferíveis a outras. Os valores reportam-se, em geral, sempre a acções, justificam-nas.

Exemplo: ter dificuldade em aceitar horários rígidos de trabalho pode significar que atribuímos à Liberdade uma enorme importância. A Liberdade é, neste caso, o valor que justifica ou explica a nossa atitude e acção. 

Nem todos possuímos os mesmos valores, nem valorizamos as coisas da mesma forma.


Tipos de valores

Valores éticos: os que se referem às normas ou critérios de conduta que afectam todas as áreas da nossa actividade. Exemplos: Solidariedade, Honestidade, Verdade, Lealdade, Bondade, Altruísmo, etc.

Valores estéticos: os valores de expressão. Exemplo: Harmonia, Belo, Feio, Sublime, Trágico. 

Valores religiosos: os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplos: Sagrado, Pureza, Santidade, Perfeição.

Valores políticos: Justiça, Igualdade, Imparcialidade, Cidadania, Liberdade.

Valores vitais: Saúde, Força. 


Hierarquização dos Valores

Não atribuímos a todos os nossos valores a mesma importância. Na hora de tomar uma decisão, cada um de nós, hierarquiza os valores de forma muito diversa. A hierarquização é a propriedade que os valores têm de se subordinarem uns aos outros, isto é, de serem uns mais valiosos que outros. 

Exemplo: imaginemos que a vida nos corre bem, temos um bom emprego e ganhamos um bom ordenado. Neste momento podemos valorizar o Sucesso, a Carreira, o Dinheiro. Por reveses da vida perdemos tudo, ficamos sem o bom emprego e sem o bom ordenado e, no extremo, somos obrigados a ir viver para rua. Nessa altura, certamente, iremos valorizar acima de tudo a satisfação das nossas necessidades biológicas básicas.


Polaridade dos Valores

Os nossos valores tendem a organizar-se em termos de oposições ou polaridades. Preferimos e opomos a Verdade à Mentira, a Justiça à Injustiça, o Bem ao Mal, a Beleza à Fealdade, a Generosidade à Mesquinhês. A palavra valor costuma apenas ser aplicada num sentido positivo. Embora o valor seja tudo aquilo sobre o qual recaia o acto positivo ou negativo. Valor é tanto o Bem, como o Mal, o Justo como o Injusto.


Valores e os teus Objectivos

Se já definiste os teus objectivos podes agora perceber que os valores são a energia por detrás dessas metas. Os valores são a força que nos impele e motiva a perseguir os objectivos e chegar ao destino proposto. Os valores ajudam a comprometermo-nos com os nossos objectivos. Se te esforçares e empregares tempo e dinheiro em coisas que não respeitam os teus valores essenciais vais com certeza sentir-te irritado e não ter a vontade e motivação necessárias.

Os valores dependem do contexto. Por exemplo, o que valorizas na tua vida pessoal pode não ser o mesmo que valorizas na vida pessoal. No trabalho podes dar grande importância à estabilidade e às estruturas certas e rígidas e numa relação amorosa podes valorizar antes a tua liberdade. No entanto, as pessoas tendem a ter valores essenciais que permanecem estáveis em diferentes contextos.

Todos os nossos objectivos são potencializados pelos nossos valores. 

Às vezes, as pessoas tentam atingir os objectivos que estabeleceram sem satisfazer os valores que os tornaram tão atractivos ao início. Por exemplo, tu valorizas muito o teu tempo livre para fazeres o que mais gostas que é viajar. Valorizas o Lazer e a Descoberta. No entanto, como queres viajar pelo mundo, para sítios longínquos que exigem um grande investimento, trabalhas no duro para conseguir esse dinheiro. No processo, trabalhas tanto e assumes tantas responsabilidades que não consegues tirar férias, nem sequer para ir até à Costa da Caparica. Ficas infeliz e frustrado. Podes conseguir o objectivo de ganhar muito dinheiro mas consegues isso violando o valor que estava por detrás dele. 


Descobre os teus Valores

Assim, quando agora definires os teus objectivos para 2011, por exemplo, encontra sempre o valor por detrás de cada um deles perguntando:

O que é que a conquista deste objectivo fará por mim?

Se a resposta for dar a um outro objectivo, faz novamente a pergunta relativamente a esse objectivo até chegares aos teus valores essenciais. 


Mais perguntas que podes fazer para te ajudar a encontrar o valor por detrás do teu objectivo:

O que é importante para mim a respeito de...?
O que é que ganho a fazer isto?
O que é importante para mim aqui?
Por que é que isto é importante para mim?
Porque é que quero fazer isto?
O que é importante para mim em relação a conseguir isso?
Quais são as cinco coisas que mais gosto relativamente à minha vida?
Por que é que elas são importantes para mim?

Outra forma de encontrares os valores por detrás dos objectivos é imaginares o momento de concretização do teu objectivo. Escreve a descrição desse momento. O que estás a ver? O que estás a sentir? Estás onde? O que está a acontecer? O que acabas de ganhar neste momento? O que é que isto te traz?


Com as respostas a estas perguntas és, assim, capaz de fazer uma lista dos valores que suportam cada um dos teus objectivos. Uma vez que saibas quais são os valores por detrás dos teus objectivos, foca-te neles e vive-os enquanto atinges a meta.
                                                                              

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
MUDAR DE VIDA by Ana Teresa Silvestre is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.